Mãos Sem Fronteiras

Mais MSF

Notícias

10/09/2017
Caminho de Santiago ...

Veja toda a programação: http://msfbrasil.org.br/cursos/main/especial?id=66 Queridas Sementes de La Jardinera ! Vamos ao Caminho ! Um Caminho de Am ...

Arquivos

26/06/2013

Curitiba será capital mundial da meditação em 2014 “5 minutos, Eu Medito”

Esta é a campanha lançada em Curitiba nesta terça-feira (25) pela organização internacional Mãos sem Fronteiras, pelo Instituto Internacional de Estimulação Neural e Terapias Naturais e a agência TheGetz para fazer de Curitiba a Capital da Meditação em 2014. Para atingir este objetivo, será realizada uma campanha ao longo deste ano para disseminar na cidade a importância e os benefícios da prática da meditação por apenas cinco minutos por dia. “Queremos mostrar como em apenas cinco minutos do tempo de cada pessoa pode se tornar benéfico para promover a saúde e o bem estar”, afirmou Lilian Miranda, coordenadora nacional da organização Mãos sem Fronteira.
Mãos sem Fronteiras é uma organização não-governamental que atua em 35 países. A sede mundial fica na Espanha e a sede brasileira, em Curitiba. A organização possui voluntários em todo o mundo que ensinam uma técnica de tratamento feita com as mãos, conhecida por Estimulação Neural. Este método consiste em estimular pontos específicos do corpo que aumentam a concentração, diminuem o stress e trazem maior equilíbrio emocional. Os exercícios são ensinados em cursos oferecidos pela ONG. A prática recorrente deste método, aliada aos exercícios de meditação, proporciona maior qualidade de vida e bem estar. Saiba mais em http://www.maossemfronteiras.com.br/


A escolha de Curitiba para sediar este movimento, marcado para o dia 5 de abril de 2014, é um reconhecimento da organização Mãos sem Fronteiras pela contribuição que a sede brasileira tem dado para difundir a prática da meditação. “O Brasil é um país de prestígio internacional e de muito carisma. Além disso, irá sediar dois grandes eventos internacionais que justificam o nosso apoio e atenção”, disse a presidente internacional, Lucía Peñas, que também participou do lançamento da campanha. Segundo ela, há 15 anos o Mãos sem Fronteiras no Brasil se dedica a atuar de forma silenciosa e ininterrupta na prática dos exercícios para restaurar o equilíbrio e proporcionar o bem estar. “A nossa intenção é reunir de 25 a 30 mil pessoas num espaço público em 2014, todos praticando a meditação e irradiando um efeito multiplicador de equilíbrio para os que estiverem a volta”, explicou Lucía.
A prática da meditação é um exercício simples, que consiste em três respirações longas, cinco minutos de mente vazia e mais três respirações longas, sem qualquer relação com corrente religiosa ou filosófica. “Queremos mostrar que este exercício é possível de ser praticado por qualquer pessoa, desde criança aos mais velhos”, ressaltou Lilian. Se pararmos para pensar, em cinco minutos é possível fazer muita coisa: escovar os dentes, esquentar uma comida, tirar o carro da garagem, zapear pelos canais da TV, responder aos e-mails, assistir a um vídeo engraçado na internet ou esperar um táxi. A campanha, desenvolvida pela TheGetz, vai focar exatamente na praticidade e simplicidade do exercício e no alcance que ele proporciona.
Os principais benefícios de quem pratica a meditação são a oxigenação do cérebro e maior equilíbrio geral do organismo, maior estímulo à concentração e ao raciocínio, qualidade do sono e maior tranquilidade no dia-a-dia. Essas foram algumas conquistas obtidas pela dentista Ana Paula Toesca Espinhosa, que fez o curso há nove anos e hoje pratica diariamente, mais de uma vez ao dia, e também ensina aos seus pacientes. “Indico porque vi o que aconteceu comigo e as melhores que obtive, sobretudo em qualidade de vida”, contou.
Meditação na PM PR
Cerca de 1.500 policiais militares estão entre os que adotaram a meditação como prática habitual. Eles frequentaram o curso organizado pelo Mãos sem Fronteiras e adotam o exercício sempre que necessário. É o caso do major Carlos Assunção, que trabalha no gabinete do Comando da PM em Curitiba. “É fundamental conhecer as características do corpo humano e trabalhar com eles para lidarmos melhor com as situações profissionais diárias”, afirmou major que antes de adotar a prática da meditação tomava remédios para combater o estresse e a insônia. Hoje, com orientação médica, já não faz mais uso da medicação e consegue ter uma qualidade de vida melhor. “Reconheço os efeitos da meditação no meu organismo e quero projetar os benefícios que obtive para todos os que estão a minha volta”, disse.
O Hospital de Clínicas também adotou a meditação como uma das suas terapias, segundo a irmã Glaci, que coordena a equipe de voluntários no hospital. De acordo com ela, o serviço está estruturado há 14 anos e conta hoje com duas equipes de atendimento, num total de 25 pessoas. “É um método simples e eficaz e que proporciona 5 minutos de felicidade, reconstituição pessoal e de um encontro consigo mesmo”, descreveu. Mais de 20 mil pessoas foram submetidas a este exercício, e apresentaram uma recuperação mais rápida.
Os cursos de Meditação são oferecidos regularmente na sede da organização Mãos sem Fronteiras em Curitiba, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 368, 11º andar, fone 3013-6788.

Fonte: Agencia NQM

Sede Mãos Sem Fronteiras - Brasil: Voluntários da Pátria, 368 - 11º andar - Conj. 1105 - Praça Osório - Centro - Curitiba - CEP:80020-010
Fone/Fax: (41) 3013-6788
Melhor visualizado na resolução 1024x768 ou superior Desenvolvido por Polvo Tecnologia e Comunicação